Membros

segunda-feira

A Soma dos Ângulos Internos de um Triângulo

Por que a soma dos ângulos internos de um triângulo é [;180^{\circ};]? Uma das maneiras de provar issoa é traçar uma reta paralela ao lado [;AB;] e usar o fato que os ângulos alternos internos são iguais, para obter [;\alpha + \beta + \gamma = 180^{\circ};](Figura abaixo).

Esta demonstração é apresentada aos alunos da [;7^{\underline{a}};] série do Ensino Fundamental. Para auxiliar os professores proponho também uma maneira alternativa de provar este fato que é a seguinte:

1) Desenha o triângulo [;ABC;]em papela A4:

2) Rasga o triângulo a partir de um ponto interior:

3) Em seguida, basta juntar adequadamente as três partes:

16 comentários:

  1. O que fico mais triste é que enquanto fiz o ensino fundamental e médio, nunca ví aplicações iguais a estas que vc demonstra aqui no blog. O que me resta é agora, depois de formado, ficar brincando com essas coisas! rsrsrs!

    Muito interessante essa demonstração! Nunca tinha imaginado... rsrsrs

    Um abraço Professor! Até mais!


    Marcelo Flora


    http://www.mfmatematica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei,fico muito feliz que agora temos internet pra pesquisarmos e resoluções com muita frequência =)
    Mas um aviso CUIDADO COM A INTERNET ela e muito boa mas as vezes você tem que ser esperto(a)...
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Ajudou bastante minha professora de geometria passou um trab. sobre Triangulos.
    * Quem descobriu asomados angulos internos de um triangulo?
    * porque a soma dos angulos internos é 180°?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por que a formula ultilizada para os triangulos vai ser sempre 180°,pois se reunirmos todos os ãngulos de um mesmo triângulo vai dar sempre meia volta,ou seja, 180°.
      espero ter ajudado abraços!!!
      by:Bruno

      Excluir
  4. Foi o matemático grego Tales de Mileto por volta de 600 a.C. Ele que introduziu o método axiomático na Matemática. Obrigado pelo comentário e volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. ficou d+,me ajudou d+,muito obrigado.vlw

    ResponderExcluir
  6. Bom estou fazendo a 7ª serie do ensino fundamental, e estou estudando Soma dos Angulos Internos e Soma dos Angulos Externos. Essa sua postagem me ajudou a fazer quase todos objetivos pois os outros é de soma do angulo externo, e alguns outros mais. Gostei de sua postagem 'Paulo Sergio'. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico agradecido e feliz em saber que este post lhe ajudou em sua lição de casa.

      Excluir
  7. esta elplicação foi muito boa e me ajudou muito com o meu trabalho,valeu

    ResponderExcluir
  8. Ameei' só precisa postar mais trabalhos como esse pra mim apresentar na escola'' Kk

    ResponderExcluir
  9. Gostei ajudou muito na minha prova!

    ResponderExcluir
  10. gostei muito do sua postagens me ajudou mt tirei 50 no trabalho mt obrigado

    ResponderExcluir
  11. me ajudou bastante
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  12. Se voltasse o tempo, daria um cacete em cada professor de matemática, estou me divertindo depois de velho

    ResponderExcluir