Membros

domingo

Economize Usando a Tabela Flex

Através de uma simples função linear podemos construir uma tabela para ajudar muitos proprietários de veículos bicombustíveis. Estou me referindo aos carros Flex em que pode ser abastecido com álcool e com gasolina.

Autoridades no assunto recomenda ao motorista não abastecer o veículo flex com álcool sempre que o preço do litro de álcool superar 70% do valor da gasolina, pois acima deste percentual, o veículo roda menos quilômetros que a gasolina com um mesmo volume de combustível.

Assim, se [;x\ ;]é o preço por litro de gasolina e [;y;] é o preço por litro de álcool, temos a função linear [;y = 0.7x;] e através desta função construímos a tabela abaixo:


Assim, se numa bomba de um posto temos [;R\$ \ 2,40;] para o preço de um litro de gasolina e [;R\$ \ 1,70;] para o preço de um litro de álcool, é mais econômico abastecer com gasolina, pois pela tabela acima o ponto de coordenadas [;(2,40;1,70);] está na região laranja conforme a tabela acima. Note que se o preço por litro de gasolina aumentar para [;R\$ \ 2,45;] é vantajoso nesse caso abastecer com álcool, pois o ponto de coordenadas [;(1,70;2,45);] está na região verde.

Para finalizar, sugiro que copie e imprima a tabela acima e passe a usá-la para economia de seu bolso. Além disso, se você gostou deste post, deixe um comentário.

Referência Bibliográfica: http://www.overcar.com.br

Um comentário:

  1. Muito interessante!
    A Matemática como utilidade pública.

    Parabéns pelo blog!
    Muito bom!

    ResponderExcluir