Membros

domingo

Aprendendendo a Aprender Matemática

Considero Geralo Ávila e Elon Lages Lima como os gran des divulgadores da Matemática no país. Se não fosse eles, creio que estariam num nível matemático muito baixo com relação aos países do primeiro mundo.

Preocupado com o aprendizado de nossos universitários, Geraldo Ávila com toda sua experiência e estilo incomparável, escreveu o livro Análise Matemática para Licenciatura (Ed. Edgar Blucher, 2001) que juntamente com o livro de Análise Real do professor Elon Lages Lima é a base para todo estudante aventurar na matemática superior.

No início de seu livro, Geraldo Ávila apresenta um texto muito útil para guiar os alunos em seus estudos de Análise ou em qualquer outra área da Matemática. Vejamos alguns trechos dessa "Conversa com o aluno".

"Ninguém aprende Matemática ouvindo o professor em sala de aula, por mais organizadas e claras que sejam suas preleções, por mais que se entenda tudo que ele explica". Isto ajuda muito, mas é preciso estudar por conta própria logo após as aulas, antes que o benefício delas desapareça com o tempo...Mas este estudo exige muita disciplina e concentração: estuda-se sentado à mesa, com lápis e papel à mão, prontos para serem usados a todo momento. Você tem que interromper a leitura...para fazer um gráfico ou diagrama, ou alguma figura que ajude a seguir o raciocínio do livro, sugerir ou testar uma idéia...Por isso mesmo, não espere que o livro seja completo, sem lacunas a serem preenchidas pelo leitor; do contrário, esse leitor será induzido a uma situação passiva, quando o mais importante é desenvolver as habilidades para o trabalho independente...Os exercícios são uma das partes mais importante do livro. De nada adianta estudar a teoria sem aplicar-se na resolução dos exercícios propostos. Muitos desses exercícios são complementos da teoria e não podem ser negligenciados, sob pena de grande prejuízo no aprendizado.
Você estará fazendo progresso realmente significativo quando sentir que está realmente aprendendo a aprender."

11 comentários:

  1. Grande conselho! Muito Obrigado pelo seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Realmente,ainda acho que estes conselhos se aplicam em todas as matérias de cunho tecnológico...Muito obrigado pelo post,foi realmente,muito importante essa divulgação.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Adoro exercícios, e para melhor desenvolver-me tento-os fazer apenas com a mente, dispensando lápis e papel.

    ResponderExcluir
  4. Concordo, é muito importante não somente em matemática mas como em qualquer outro estudo que a gente esteja empenhado em aprender. Não basta pensarmos que prestando atenção numa sala de aula ou lendo simplesmente um texto qualquer vai ajudar no futuro em uma prova, evento ou algo do tipo, tenho 14 anos e estudo na escola de Aplicação da FEUSP e ja tive experiência quanto a isso, hoje em dia os meus estudos são realizados dessa forma em diversas matérias.
    Acessem o meu Blog por favor, ele é recente mas de pouco em pouco...http://odiarioeducacional.wordpress.com/
    obrigado pela atenção e abraço a todos

    ResponderExcluir
  5. Uma lição que serve para qualquer área. Grande postagem.
    Abraços,
    Ale.

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal, olha só eu passei um bom tempo sem estudar e agora estou fazendo um Curso técnico, e estou tendo dificuldades no inicio desse curso com Razão e Proporção. estou achando muito complicado, gostaria de uma Ajuda. Como devo proceder para que eu consiga entender. Principalmente por que estudo só quando estou em casa, na sala até que entendo.
    Vejo que alguns colegas meus resolvem sem problemas os exercícios de razão e proporção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá anderson se vc ainda nao conseguiu ajuda procure por mim no facebook. meu e-mail é inacio27@msn.com. estarei pronto a lhe ajudar.

      ass: professor inacio wanderley - professor de matemática

      Excluir
  7. Olá Anderson, o primeiro passo é seguir as dicas acima. O segundo passo é procurar exercícios resolvidos sobre esse assunto na internet e o terceiro é procurar tirar as dúvidas diretamente com o professor, mas tem que ser humilde para reconhecer suas limitações.

    ResponderExcluir
  8. matematica eeeeeeeee muito chata mas com isso fica legal ¨

    ResponderExcluir