Membros

terça-feira

Provas do Teorema de Pitágoras (Parte 2)

A [;2^{\underline{a}};] demonstração do teorema mais famoso da Matemática usa o conceito de área e é uma excelente atividade que pode ser feita numa aula de Geometria Plana. Para ver esta demonstração, considere a figura ao lado.

O triângulo azul de lados [;a;], [;b;] e [;c;] é retângulo e possui hipotenusa igual a [;a;]. Recorta-se três cópias deste triângulo em cartolina ou papel cartão e forma-se o quadrilátero[;ABCD;]. Pela forma que foi montado, este quadrilátero é um quadrado de lado [;b+c;] que possui um quadrado interno de lado [;a;].

Para provar o teorema de Pitágoras, calculamos a área do quadrado[;ABCD;]:

2 comentários:

  1. Olá Paulo

    Sobre as provas do Teorema de Pitágoras, eu vi uma muito interessante na Cité des Sciences et Industrie. Era como aquela famosa de soma de áreas (com 3 quadrados, um em cada lado do triangulo, mostrando que a² = b² + c²)

    soh que, em vez de áreas, eram volumes

    havia um prisma de base triangular e 3 prismas de base quadrada, com altura muito muito pequena, somente para que o liquido pudesse escoar
    ai o liquido escoava do "triangulo" da hipotenusa pros "triangulos" dos catetos

    achei muito interessante e muito fácil de compreender


    vlw!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post!!!Você vai postar outras demonstrações do teo de pitágoras??
    PS:Gostaria novamente de agradecer pelo Minisoroban;D!!!!!!!(chegou hj)Muuuuito obrigado,achei muito legal,trabalho muito bem feito,e será uma ótima ferramenta para meus estudos,que quero treinar minha concentração e minha velocidade nas contas ;D!!!Um Grande Abraço!!!

    ResponderExcluir