Membros

segunda-feira

Provas do Teorema de Pitágoras (Parte 7)

A demonstração do teorema de Pitágoras apresentada nesta parte, apareceu no livro texto de matemática Chou pei suan ching da China Antiga. O autor da prova é desconhecido, mas provavelmente ele viveu entre [;500;]e [;200 \  a.C.;]

A figura abaixo é auto-explicativa:

2 comentários:

  1. Ólá, amigos.
    Depois de muitas pesquisas sobre o Teorema de Pitágoras, cheguei a conclusão que na realidade o Teorema de Pitágoras é o mesmo Teorema de Chou Pei Suan Ching, portanto, lamento informar, pois, a Hitória foi invertida, já que o Matemático Chou Pei Suan Ching viveu a séculos antes do Matemático Pitágoras. Todas as honras, glórias direitos autorais a humanidade deve a Chou Pei Suan Ching pelo Teorema mais famoso da Matemática:
    A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da sua hipotenusa. Espero que um dia os historiadores concertem esse terrível engano. Se esse erro não for corrigido, é o mesmo que tirarmos os direitos autorais de Santos Dummont sobre a invenção do avião e isso é justo?
    Mandem um comentário para edi.exemplo@hotmail.com
    Atenciosamente.

    Édison Martins da Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade o teorema de Pitágoras foi descoberto por várias civilizações além da grega, mas nos acostumamos a chamá-lo de teorema de Pitágoras. E sim, seria justo dizer que não foi Santos Dummont que inventou o avião, pesquise sobre os irmãos Wright(acho que é assim que se escreve) acontece que nós, brasileiros é que nos acostumamos em dizer que foi ele que inventou o avião, compreende?

      Excluir