Membros

terça-feira

Como Estudar Matemática?

Veremos neste post algumas dicas muito úteis para todos os alunos que desejam estudar Matemática, sendo que este roteiro serve também para as outras áreas do conhecimento.

Dicas Gerais:

[;1);] Faça você mesmo os exercícios, nunca peça a outra pessoa para fazê-los, apenas peça explicações.

[;2);] Leia os enunciados mais de uma vez para compreender o que é pedido. Nem sempre compreendemos tudo na primeira leitura. Se for possível, destaque os dados mais importantes.

[;3);] Quando surgir alguma dúvida durante a resolução de exercícios, volte ao enunciado.

[;4);] Ao resolver problemas, leia observando o que deve ser feito para solucioná-los, anotando os dados.

[;5);] Confira sempre as anotações.

[;6);] Procure relacionar as matérias com situações do dia-a-dia.

[;7);] Confira se está tudo de acordo como enunciado e se há questões sem fazer.

Como estudar Matemática durante as aulas:

[;1);] Participe das aulas, perguntando quando tiver alguma dúvida sobre a matéria ou sobre as resoluções dos exercícios.

[;2);] Dê bastante atenção as explicações e correções, mesmo quando achar a matéria fácil.

[;3);] Participe falando sua forma de resolução, sempre que ela for diferente da apresentada por outros colegas.

[;4);] Corrija todo o dever com muita atenção, não deixe de marcar certo ou errado e faça sempre a correção necessária. Nunca copie do quadro exercícios prontos, sem tê-los entendido primeiro.

Como estudar Matemática em casa:

[;1);] Faça os deveres com atenção e sempre que tiver dúvida, consulte a matéria.

[;2);] Estude refazendo os exercícios dados em aula.

[;3);] Se errar procure descobrir seu erro e repita o exercício até acertá-lo com segurança.

[;4);] Exercite e aprimore as operações fundamentais, sempre conferindo o resultado.

[;5);] Reveja diariamente toda a matéria dada, principalmente os exercícios que você teve maior dificuldade.

Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/

Gostará de ler também:
- Motivação na Matemática;
- O Método Para Bem Conduzir a Razão de Descartes;
- Aprendendo a Aprender Matemática.
- Como Aprender Matemática (dicas) do blog Experiências na Matemática

42 comentários:

  1. Olá Paulo,tudo bem?

    Bem, basicamente o problema se resume em entender o enunciado. E isso somente se concentrando na leitura para ficar claro. "Um dos problemas da Matemática é a Lìngua Portuguesa", já diziam meus professores.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Realmente Kleber, se as pessoas tivessem calma e paciência para pensar sobre qualquer problema em Matemática, as dificuldades seriam mínimas. O texto acima apenas reforça as diretrizes básicas para um bom estudo, mas muitas pessoas tem que ler e assimilar essas diretrizes. Valeu pelo comentário. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho, corrijam-me se estiver errado, que o principal problema encontrado no ensino da Matemática é a falta de interesse, o que ocorre, infelizmente, em todas as ciências. Antes de ensinar a matéria propriamente dita, deve-se buscar o interesse do aluno, pois conhecimento acha-se em qualquer livro, desde que se esteja interessado, mas interesse não se encontra em lugar nenhum, se já não estiver interessado.

    Para isto sugiro o livro do Dimitri Fomin, Experiência Russa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é realmente bem interessante, porém acho que não é tao didático, serve muito bem pra quem já está acostumado a estudar sozinho.

      Excluir
    2. Também concordo com você dudu que falta didática no livro do Fomin. Obrigado pelo comentário e volte sempre.

      Excluir
  4. Ótimo, estarei mandando isso pra uns amigo alunos meus aqui em Bacabal-Ma. Será bem útil, as vezes eles chegam fazendo esse tipo de pergunta pra gente.
    Até parece que o Msc.Paulo advinha o pensamento, mas creio qu eisso se chama experiência...Boa tarde a todos....

    ResponderExcluir
  5. Buscar o interesse do aluno é um pré-requisito fundamental para o entendimento de uma matéria. Obrigado pela sugestão do livro Experiência Russa, irei procurar. Muito obrigado pelo comentário.

    Muito obrigado pela divulgação do post para os seus amigos. Obrigado pelo comentário e volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Oi Paulo Sérgio,

    Escrevi uma postagem inspirado nesta sua, você pode ler no seguinte link:

    http://experienciasnamatematica.blogspot.com/2010/11/como-aprender-matematica-dicas.html

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Vale ressaltar que não existe uma fórmula mágica para aprender matemática. Você deve descobrir o seu próprio jeito de estudar, e você só consegue isto estudando! E, claro, tentando seguir dicas como estas.

    ResponderExcluir
  8. De uma lida em minha postagem que procura explicar uma melhor maneira em que o estudante não somente para matemática como outras deveria estar para garantir um bom aprendizado, espero que você ou outras pessoas também gostem.

    http://odiarioeducacional.blogspot.com/2011/07/uma-melhor-qualidade-de-estudo-ii.html

    ResponderExcluir
  9. Os alunos de hoje em dia precisam mesmo de dicas como essa, pois parecem não saber estudar. Claro que cada um tem seu jeito de estudar mais para aqueles que ainda não descobriram essa dica é muito válida.

    Vou passar adiante sua dica e postar no blog que estou construindo com meus alunos.

    ai está o endereço pra que quiser visitar o blog "A MATEMÁTICA NA MINHA VIDA"
    http://amatematicnaminhavida.blogspot.com/
    tenho também um blog que fala do uso das tecnologias na educação
    http://katiaero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Estuda matemática `as vezes é meio chato, principalmente quando o problema "zomba da sua cara ",dái fica impossível seguir em frente, é aonde muitas pessoas dexistem e começam a indagar:"Matemática é coisa de louco";"Matemática não serve pra nada";frases absurdas,entretanto ,a maioria nem se esforça para aprender , pode até ser que estas pessoas adquiram um pouco de conhecimento.O professor entra com uma certa "ignição ", os alunos começam a estudar,aprender e a assimilar,mas se o professor parar de oferecer essa "ignição"(ajuda inicial), os alunos travam e nem por milagre vão em frente.

    ResponderExcluir
  11. Acho a Matemática muito importante , porém sem o interesse todo mundo acha difícil e , nas provas vão mal , pois , na cabeça do aluno está assim : Eu Odeio matemática , não importa se for contas de adição , subtração , se for, fração ... etc.
    Não estou dizendo que o aluno precisa amar a matéria para entendê-la e/ou para ir bem, o aluno apenas precisa ter calma , paciencia e vontade e interesse de aprender
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Muito importante essas dicAs!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá gostei muito das dicas, mas no meu caso é diferente eu estou na quarta série!!! No 1° bimestre eu tirei 8,4 nota boa, ai dps 5.0 nota baixa, depois 7.4 nota boa, sendo que a minha média do colégio é 6.0, mas apartir do 2° bimestre a minha nota abaixou de ves, e eu ja to no 4° bimestre, e não consigo estudar!!! Alguém me ajuda a passar de anoooooooooooooooooooooooooooooooooo, me ajudem por favor!!! obrigada a quem puder me ajudar!!!

    ResponderExcluir
  14. eu; só tiro notas boas e já passei de ano só que quero tirar nota boa nesse mês mas ; já li e reli o assunto e ñ entende. o que faço agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se deve concentrar tanto nas notas boas. Boa nota é apenas um número que envolvem vários fatores, tais como o nível de exigência, o perfil do professor, etc. Você deve fazer sem a reflexão de que o que foi ensinado, realmente foi compreendido por você. Pegue uma folha em branco e sem consultar em nada tente desenvolver algum assunto já estudado em que você tirou 10. Obrigado pelo comentário e volte sempre.

      Excluir
  15. tenho muitas vontades de estudar mas ;quando penso na matematica fico desanimada.

    ResponderExcluir
  16. adoro a matéria estudo varias horas a fio,mas não consigo aprender nada.Pergunto o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, caro anônimo, o seu caso é interessante, porque pelo menos você tem vontade em estudar. Na Matemática temos que ter senso crítico, temos que perguntar a todo momento se o assunto está claro, se realmente entendeu o exemplo, o uso da fórmula e a teoria. Não deve ter vergonha de fazer perguntas e dizer que não entendeu, mas é importante também levar a disciplina a sério, dedicando 1 hora todos os dias a esta ciência.

      Excluir
    2. Talvez seu problema seja estudar "horas a fio".

      Sempre que estudar, que seja no máximo por 45 minutos seguidos. Faça uma pausa de 5, 10 minutos, depois mais 45 de estudo e assim por diante. Sempre fazendo pausas pra se alongar, beber água e afins.
      (Eu, por exemplo, uso um cronômetro - me ajuda bastante =D)

      Outra dica é intercalar as matérias. Se estudou 45 minutos de matemática agora, depois estude português (ou qualquer outra matéria necessária), depois, se não tiver mais nenhuma outra matéria pra estudar, volta pra matemática.

      Sempre marque as partes mais importantes (com marca texto, lápis, qualquer coisa) e depois faça resumos pra revisão. Sempre revise - faça em ciclos - revisão 24h, revisão de 1 semana e depois revisões mensais, sempre resolvendo exercícios e questões de provas.

      Com o tempo você vai ver que fica muito mais fácil, você vai lembrando melhor das coisas =D

      Excluir
    3. Faço minhas as palavras do anonimo,no geral fico desanimada com o fato de não conseguir entender a matéria e desenvolvi uma inibição em relação a "tirar"dúvidas,tanto que estou no 3º do ensino médio,mas não consigo perguntar nada...Simplesmente "acostumei" em tirar notas baixas ou não consiguir resolver os exercícios,não importa se tiro uma hora ou duas,minhas lições sempre terminam em branco ou com as resoluções erradas,como consequência tenho a certeza que meu vestibular será um completo fracasso

      Excluir
  17. Olha, pra quem estuda matemática sozinho é um pouco diferente (por exemplo, pra concursos). Alguns livros não explicam muito bem, colocam a fórmula e o resultado e você que se vire pra descobrir como fazer! Falta didática.

    Ah sim, comprei um livro do Renato Valladares chamado O Jeito Matemático de Pensar. Ele mostra como fazer a matemática ficar interessante pros alunos (e demais interessados) usando situações do dia-a-dia. É bem divertido, dá pra rir um bom bocado e aprender bastante!

    ResponderExcluir
  18. Prof. Paulo Sérgio entendie tudo que você explicou aqui.
    Por exemplo: para concursos provas no colégio.
    Eu já vi vários livros também de matemática, por ex: história da matemática, matemática aplicada, matemática financeira e etc.
    Tchau e um Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Muito importantes essas dicas.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  20. oi paulo sérgio meu nome e manuela eu tou no 7ano eo tenho uma prova que e amanhã eu nao comsigo estudar matematica eu não comsigo prestar a temsão na matematica eu numca fuiboa em matematica ela não entra na minha cabeça me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz, para compreender matemática recomendo que dedique muito tempo de estudos a esta matéria, participe mais das aulas fazendo perguntas para o professor(a) ou para seus colegas que entenderam o assunto. Além disso, siga a risca as dicas dadas acima.

      Excluir
  21. boa noite professor paulo sergio aqui walter 1ano medio eu nao conseguido entender matematica gosataria de enteder,acho matematica muito deficel.mocambique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Walter, recomendo que siga a risca as dicas apresentadas neste post. Obrigado pelo comentário e volte sempre.

      Excluir
  22. Boa tarde.
    Sou português e achei essas dicas importantíssimas, para o ano vou utilizá-las sempre, para ver se consigo melhorar as minhas notas a Matemática, única disciplina em que tenho dificuldades. Obrigado, agradeço imenso essas dicas, vou imprimir! :)

    ResponderExcluir
  23. adorei as dicas,vamo ver se agora eu consiga aprender alguma coisa.

    ResponderExcluir
  24. também estuda matemática não é mole não

    ResponderExcluir
  25. Meu professor de matematica sempre diz que enquanto ele corrige o dever de casa ou explica materia é bom nunca ficar anotando ao mesmo tempo que ouve por que te confunde e voce acaba não entendendo nada ( o que é verdade ).

    ResponderExcluir
  26. é perca de tempo copiar os enunciados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não. O conhecimento não é adquirido apenas respondendo as perguntas, mas observando a estrutura das perguntas e copiá-las é uma forma muito eficaz de compreender tais estruturas.

      Excluir
  27. Uma boa forma de aprender e buscando o uso de conhecimento em questão. Por isso é importante que o professor mostre o uso daquele conhecimento ou use objetos de aprendizagem que de sentido ao saber matemático.
    Veja um exemplo: http://formulamatematica.com.br/geometria/batalha-naval-uma-nova-forma-de-ensinar-geometria/

    ResponderExcluir
  28. Obg! Vou tentar! Odeio matemática! não consigo entender ! Vlw .. bjs :*

    ResponderExcluir
  29. Eu acho que é forma que um professor ensina, tem professor que usa metodologia diferentes para ensinar matematica.

    ResponderExcluir
  30. Eu acho uma boa dica muito legal bom para aprender obrigada

    ResponderExcluir
  31. Obrigado Prof Paulo pelas ótimas dicas. Concordo com a importância de interpretar bem o enunciado dos exercícios. Um outro artigo interessante sobre como estudar matemática está em
    http://matematicazup.com.br/como-aprender-matematica/
    vale a pena conferir.

    ResponderExcluir