Membros

segunda-feira

Editorial Agosto/2011

Prezados leitores e admiradores do blog Fatos Matemáticos, procurei desde da fundação deste site compartilhar minhas ideias matemáticas com todos vocês. Ideias que foram sendo amadurecidas em 20 anos de dedicação e de muitos estudos nesta área.

Devido a falta de recursos, mesmo contra vontade, cursei minha graduação em Engenharia Agrícola, pois na época era o único curso superior mais próximo da Matemática. No meio da graduação, pensei em abandonar o curso e recomeçar um bacharelado ou uma licenciatura em Matemática, mas como estava no meio deste caminho, achei mais sensato continuar esta trajetória e fazer cursos de verões (fiz três), para preparar para o mestrado. Este caminho deu certo e acredito que sou o único engenheiro agrícola que possui mestrado em Matemática Pura pela UFSCar.

Tenho este título há 11 anos e sempre trabalhei em faculdades particulares ou como professor contratado, pois devido a ignorância de alguns e a visão míope de alguns matemáticos, sempre me deparava com a exigência nos editais, da graduação em Matemática, e assim, fui impedido várias vezes de concorrer uma vaga efetiva de professor em uma universidade pública. A pior consequência deste fato, é que nunca pude financiar uma casa própria ou mesmo um veículo com modelo mais novo.

Assim, meu último emprego como professor contratado foi encerrado em julho deste ano na UDESC em Joinville e sem condições financeiras, retornei a minha cidade natal para a casa de meus pais e tive que me ausentar das atividades do blog. Atualmente, consegui novamente um cargo de professor contratado, mas toda mudança requer um tempo para adaptações.

Acredito que para exercer um trabalho intectual, devemos estar numa situação financeira estável, um local adequado e sem muitas tarefas domésticas a serem feitas. Espero solucionar todos estes problemas em breve para voltar a divulgar os fatos matemáticos.

Atenciosamente,
Prof. Paulo Sérgio C. Lino