Membros

terça-feira

Editorial Fevereiro/2013

Prezados leitores e admiradores do blog. 

Venho comunicar a todos que o blog após três anos, está um problema técnico de não renderizar as equações matemáticas e por isso, todos os posts estão "indecifráveis". Tais posts foi escrito na linguagem tex e usando o complemento Graeseymonkey que apesar de instalado, está com mal funcionamento.

Adotei este sistema pela sua praticidade há mais de três anos e neste período, foram quase 700 posts, sendo que mais de 90% deles possuem alguma fórmula ou expressão matemática. Já descobri duas outras maneiras distintas de colocar as equações no blog, mas terei que alterar manualmente todas as equações, algo completamente inviável.

Peço a paciência e atenção de todos durante este período turbulento. Toda sugestão será bem-vinda.

Atenciosamente, 

Prof. Paulo Sérgio C. Lino
Articulador do blog

9 comentários:

  1. Aproveito para deixar a minha sugestão, o MathJax ( www.mathjax.org ). Também usa LaTeX. Código entre \( ... \) para uma expressão em linha ou entre \[ ... \] para modo destacado.

    ResponderExcluir
  2. A sugestão do MathJax é muito boa. Ainda não conheço problemas com esta plataforma. Eventualmente, pode sobrecarregar o navegador por alguns instantes. Deixo aqui o modo de instalação desse sistema no link:

    [http://jefsrodrigues.blogspot.com.br/2012/10/mathjax-inserindo-equacoes-no-blog.html]

    Att.

    ResponderExcluir
  3. Olá Prof Paulo Sérgio, sou um admirador de seu trabalho e não poderia deixar de postar uma sugestão para que continue esse belo trabalho.
    As equações Latex com problemas estão com o link para http://thewe.net/tex/ seguido do código Latex, Vc pode substituir esse link pelo http://latex.codecogs.com/gif.latex? seguido do mesmo código Latex diretamente no HTML das páginas usando um programa de substituição de palavras em lote.
    No Linux é mais fácil, é feito com o find e o seed
    1-faça backup :) até no LINUX
    2-vá para o diretório dos HTML's
    3-abra terminal nesse diretório
    4-na linha de comando: find | grep -i ".html$\|.htm$"| while read origem; do echo "$origem"; cat "$origem"| sed 's/antigo/novo/g' > "$origem".new; rm "$origem"; mv "$origem".new "$origem"; done
    5-substitua "antigo" por "http://thewe.net/tex/" e " novo" por " http://latex.codecogs.com/gif.latex? " sem as aspas.
    6-clique enter
    7-Pronto onde estava http://thewe.net/tex/ foi substituido por http://latex.codecogs.com/gif.latex? em todos os arquivos html ou htm

    Caso use Windows tem um programa Shareware chamado Advanced Replace Tools (http://www.adreplace.com/) ele parece o explorer mas trabalha em lote ele permite 25 utilizações.

    Talvez seja a solução mais simples, até porque links quebrados fazem os sites de indexação ignorarem o seu site, com isso outras pessoas que ainda não conhecem não terão oportunidade.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CORREÇÃO:

      O CORRETO EM 4 É :

      find | grep -i ".html$\|.htm$"| while read origem; do echo "$origem"; cat "$origem"| sed 's/thewe.net\/tex\//latex.codecogs.com\/gif.latex?/g' > "$origem".new; rm "$origem"; mv "$origem".new "$origem"; done

      esse \/ serve para não confundir parte das intruções com o html

      testei com uma cópia: http://fatosmatematicos.blogspot.com.br/2010/10/sobre-o-vetor-projecao.html

      para substituir dessa forma e funcionou perfeitamente

      aqui uma imagem da pagina com link convertido
      http://dw4.convertfiles.com/files/0447876001361380009/captfat.png

      está sem o fundo pois só copiei o html sem os css e demais

      Excluir
    2. Obrigado Pedro pelas dicas. Eu uso o Windows e acho que tem algum vírus que esteja impedindo o Tex the world funcionar corretamente. Irei formatar o notebook daqui a alguns dias e veremos e instalar os programas novamente.

      Excluir
    3. Por nada Prof., Como disse sou um admirador de seu trabalho, aprendi e ainda estou aprendendo muito com seu blog.Se eu puder fazer algo para ajudá-lo basta avisar.
      Eu usava o Windows desde o 3.11 quando conheci o Linux lá pelos idos de 1999, troquei e agora não mudo mais.
      O Sr. conhece http://webdemo.visionobjects.com/equation.html?locale=default
      pergunto pq não aprendi Latex então uso ele para "desenhar" as fórmulas e transformar em LATEX. :)

      Excluir
    4. Eu acessei o link acima e achei bem interessante para os que não conhecem Latex. Eu de tanto digitar e usar latex, já tenho a maioria dos comandos na minha cabeça.

      Excluir
    5. Dica: Usa o "Editor online de Equações" que se encontra no link: http://www.codecogs.com/latex/eqneditor.php

      Ele gera as equações tanto no código como tbm disponibiliza pra você fazer o download como se fosse uma imagem... Eu uso e recomendo...

      No mais estou aqui caso precise de ajuda com a reformulação das equações para as postagens...

      Meu e-mail para contato: romirys_cavalcante@hotmail.com

      Até breve!!!

      Excluir
  4. O problema que está ocorrendo é uma falha no script Tex the Word, só pode ser já que o greasemonkey roda outros scripts.

    O problema é que o greasemonkey usa as tags [; para abrir e fechar equações. No MathJax, vem $ ou $$ como padrão, mas pode ser editada para [; para usar as fórmulas aqui já digitadas.

    O problema amigos é que o Paulo já tentou inserir o scrpt editado do MathJax para entender as tags [; mas mesmo assim não renderizou as imagens.

    Não sei o que pode estar havendo. Eu testei no meu blog com as tags [; funcionou; já no Fatos Matemáticos o Paulo não conseguiu rodar...

    As soluções que vejo é encontrar resolver o problema do script Tex the Word ou encontrar outro, ou fazer rodar o Script do MathJax, simplesmente para aproveitar as fórmulas dos 700 artigos contidos aqui. Para o codecogs, teria que escrever todas as fórmulas novamente o que se torna inviável, a não ser que haja uma forma de editar as tags também...

    Paulo, ainda estou pesquisando para ver se encontro uma saída.

    Abraços!

    ResponderExcluir