Membros

sábado, 2 de março de 2013

Nasiradin al-Tusi

Nasceu em [;18;] de fevereiro de [;1201;] e faleceu em [;26;] de junho de [;1274;] na região metropolitana de Bagdá. Este matemático é mais conhecido por Tusi no ocidente.

Iniciou seus estudos em idade precoce. Em Hamadan e Tus ele estudou o Alcorão, Hadith, xiita jurisprudência, lógica, filosofia, matemática, medicina e astronomia. Em Mosul, ele estudou matemática e astronomia com Kamal al-Din Yunus. 

Como os exércitos de Genghis Khan varreu sua terra natal, ele foi capturado pelos ismaelitas e fez suas contribuições mais importantes na ciência durante este tempo em que estava se movendo de uma fortaleza para a outra. 

Tusi tem cerca de [;150;] obras em persa e árabe. O Kitab al-Shakl al qattã é um resumo de cinco volumes que trata de trigonometria. O Zij-Ilkhani ou tabelas Ikhanic é um grande tratado astronômico concluído em [;1272;].

Durante sua estada em Nishapur, Tusi estabeleceu uma reputação como estudioso excepcional. Suas obras incluem as versões definitivas árabes das obras de Euclides, Arquimedes, Ptolomeu, Autólico e Teodósio de Bitínia. 

Al-Tusi foi o primeiro a escrever um trabalho sobre trigonometria independentemente da astronomia. Em seu tratado sobre o Quadrilátero, ele deu uma ampla exposição de trigonometria esférica, distinta da astronomia. Foi nas obras de Al-Tusi que a trigonometria alcançou status de um ramo independente da matemática pura, distinta da astronomia. 

Ele foi o primeiro a listar os seis casos distintos de um triângulo retângulo em trigonometria esférica. Em sua Figura Setor, aparece a famosa lei dos senos. Ele também apresentou a lei dos senos para triângulos esféricos juntamente com a lei da tangente para tais triângulos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário